Ocho de Copas en el Tarot: amor, dinero, salud y más

A carta Oito de Copas faz parte do grupo dos Arcanos Menores, e como todas as cartas do baralho de tarot, o Oito de Copas terá uma leitura diferenciada conforme aparecer em combinação com outras cartas, e de acordo com a pergunta do consulente. Mas de maneira geral é uma carta que aparece quando seus sentimentos de abandono, seja em relação à pessoas, objetivos ou planos. Porém, vamos entender melhor sobre a Oito de Copas, a seguir.

Descrição visual e a simbologia do Oito de Copas 

No Tarot Rider Waite Smith, o Oito de Copas traz um homem se afastando de oito taças que estão no chão atrás dele. Além disso, as taças não estão posicionadas de maneira simétrica, como se uma taça estivesse faltando. Assim, podemos ter o simbolismo do Oito de Copas interpretado a partir dos seguintes aspectos:

  •  O homem que se afasta das taças virou suas costas para elas, como se estivesse desapontado e com uma falta de plenitude emocional;
  • O cenário ao fundo da carta possui montanhas e rios sinuosos, que representam os desafios que o homem que se afasta em direção a eles irá enfrentar;
  • Há uma lua iluminando o céu noturno da carta, como um símbolo do desejo de escapar de forma a não ser percebido, sob o luar e à noite.

Palavras-chave do Oito de Copas

Para entendermos melhor as interpretações relacionadas à carta Oito de Copas, vamos elencar as palavras-chave relacionadas a ele.

Palavras-chave: abandono, deixar ir, viajar, escapismo, introspecção, auto descoberta, solidão.

Palavras-chave invertida: estagnação, monotonia, falta de autoconhecimento, falta de maturidade emocional, falsa felicidade.

Oito de Copas significado

A carta do Oito de Copas representa o abandono, o afastar-se de algo ou alguém para conseguir evoluir e crescer em diferentes aspectos da vida. É um momento de transição onde deve-se colocar sobre a mesa planos, situações, sentimentos, ideias, pensamentos, tudo o que lhe envolve atualmente e começar a peneirar cada uma destas coisas, retirando de sua vida aquilo que o puxa para baixo, que causa atrasos ou que não traz benefício algum para seu caminho e se nutrir apenas de pessoas e situações que o ergam e o ajudam a seguir em frente rumo aos seus sonhos. Passar por essa fase é muito importante para se reciclar e se libertar de vez de decepções, frustrações e estresse que vem se acumulando ao passar dos dias.

Você se encontra infeliz com sua vida, pode ser em muitas áreas ou apenas uma, seja qual for, está sugando toda a sua vitalidade e minando sua mente de energia negativa e você percebe isso. Esse é o primeiro passo para conseguir reverter a situação em que se encontra. Estar ciente do que acontece à sua volta e lhe prejudica é exatamente o que lhe permitirá livrar-se de novas decepções e seguir em frente.

Esta carta também pode indicar uma viagem, então, se estiver planejando explorar novos lugares ou revisitar antigos caminhos, saiba que esta carta o guia para tal. Provavelmente, é disso que você precisa para renovar os ares e os ânimos.

O Oito de Copas aparece em uma leitura de tarot, ela estará apontando aspectos relativos à situação atual do consulente e suas decisões sobre como lidar com isso emocionalmente e na prática.

Então, vamos entender como podem ser interpretados para o consulente os significados dessa carta em cada tipo de leitura.

Amor e Relacionamentos

Se estiver em um relacionamento, o Oito de Copas simboliza decepções, mágoas, tristezas, sentimento de abandono e negatividade. Por um lado, você pode estar sentindo que a sua relação chegou em um momento crítico e o final está muito perto, mesmo que não deseje isso. Aqui, mudanças estão prestes a ocorrer e essa finalização se faz muito necessária para que vocês possam voltar a sorrir e serem felizes. 

Viver em uma união em que a tristeza se tornou uma constante ou a rotina sufoca os sentimentos que possuem um pelo outro só trará mais lágrimas para todos os envolvidos. É preciso aprender a deixar para trás relacionamentos que não trazem coisas boas para abrir as portas a novos amores.

Por outro lado, você pode ter dentro de si um grande medo de ser abandonado, consequência de antigas relações, e este medo que carregas no peito começa a afetar negativamente sua relação. Se for este o caso, então é preciso que você perceba que o que aconteceu no passado não significa que se repetirá em seu futuro. Saber separar isso o ajudará a resgatar o amor e a paixão que vocês sentem um pelo outro.

Oito de Copas tem um significado relacionado a um potencial abandono ou os sentimentos negativos de quem já foi abandonado anteriormente. 

Para quem já está em um relacionamento, pode indicar que seu parceiro irá abandonar a relação. Também pode ser um alerta para que você deixe um relacionamento ruim para trás, sentindo que não há outra opção além de se afastar. 

Porém, também pode ser o caso de que o consulente tenha problemas com abandono por conta de acontecimentos anteriores a essa relação, e esteja trazendo estes sentimentos para o relacionamento atual de maneira negativa.

Se estiver solteiro, você se sente solitário e sem ânimo para conhecer pessoas novas, ir a eventos sociais e começar qualquer tipo de relação nova. Isso pode ser um reflexo do que você vivenciou em seus relacionamentos passados e será preciso se livrar desses pensamentos e sentimentos negativos para dar chance ao amor de voltar à sua vida. Se permita viver, conhecer, explorar e amar e ser amado novamente.

Mesmo que existem questões relativas ao abandono, seja de relações anteriores ou pela família, que impedem que o consulente confie no amor.

Dinheiro e Trabalho

A carta Oito de Copas é uma carta que simboliza abandono e deixar para trás tudo aquilo que não faz bem. Com esse significado tão marcante, ela mostra mudança de emprego, setor, negócio ou carreira. Você se sente frustrado com diferentes questões relacionadas ao seu ambiente de trabalho e a única saída plausível é tomar uma atitude e proporcionar novos horizontes e rumos para si mesmo. Pode ser dentro do próprio local de trabalho ou procurando um novo emprego, não importa, algo deve ser feito para conseguir reaver a paz, o sossego, a satisfação e os resultados positivos que tanto almeja. 

Caso esteja envolvido em algum tipo de negócio ou sociedade, a busca por novas estratégias, ideias, projetos o fará mudar completamente o foco de sua atenção, guiando-o por novos caminhos e abrindo novas oportunidades. O Oito de Copas é uma carta que avisa para os males de se ficar estagnado em algo que não lhe faz mais feliz. Por isso, não tenha medo de mudar.

A carta do Oito de Copas é por essência uma carta relacionada a aspectos de mudança para a carreira do consulente. Assim, indica um possível abandono de um emprego em que o consulente não se sentia mais bem, ou mesmo a saída de um negócio que não estava trazendo bons resultados.

No âmbito financeiro, esta carta pede atenção redobrada para conseguir sair de situações que só trazem malefícios e prejudicam sua saúde financeira. Se sentir que determinada pessoa, negócio ou investimento está mais perdendo do que ganhando, então o momento é de sair e se afastar o quanto antes. Agora, se estiver prestes a tomar uma grande decisão, esta carta pede cautela. Amadureça a ideia, analise todas as opções e seja estratégico e racional antes de se decidir.

Em geral, o Oito de Copas vai indicar um momento de prestar atenção em suas finanças, e não ter medo de sair de situações em que sinta que estão prejudicando suas finanças pessoais. Portanto, o consulente pode se afastar de negócios ou pessoas que sente que estão prejudicando sua vida financeira.

Saúde e Espiritualidade 

A carta Oito de Copas é uma carta que pede atenção para os cuidados com a mente e as emoções. Você está constantemente olhando o lado negativo das coisas. Tudo o que acontece de errado em seu caminho é motivo para desacreditar em um final feliz e esses pensamentos estão começando a sugar você para dentro de um precipício difícil de sair. Quanto mais obscura for essa jornada que você trava em sua mente, mais você sentirá seus reflexos em seu corpo físico.

Você precisa começar a enxergar as coisas lindas, boas e maravilhosas que a vida e o universo tem a lhe oferecer. Mesmo quando uma tempestade nos atinge, o sol sempre volta a brilhar e são nestes momentos de luz que devemos nos abastecer de sentimentos bons e positivos. Não tenha medo ou vergonha de procurar a ajuda das pessoas queridas, grupos de apoio ou profissionais especializados. Conversar sobre o que o traz para baixo é o que aliviará seu coração e lhe permitirá sorrir sem medidas ou pressões.

Oito de Copas sinaliza ao consulente a possibilidade de estar se concentrando demais nos aspectos negativos de sua vida. Assim, haverá um impacto negativo também em sua saúde. Portanto, é preciso ter um foco mais positivo e se permitir relaxar.

No âmbito espiritual, esta carta mostra a busca por novos horizontes, correntes, crenças e caminhos. Você se sente pronto para desbravar novas verdades e abandonar tudo no que acreditou até hoje, ou uma bela parte. Ouça seu coração e não tenha receio de desbravar o novo, somente você é capaz de apontar o melhor caminho espiritual a seguir.

Oito de Copas sinaliza que o consulente pode estar em uma viagem de autoconhecimento e descobertas. Assim, o consulente pode estar aberto a abandonar antigas crenças em busca do seu próprio caminho espiritual.

Oito de Copas significado invertido

O Oito de Copas na posição invertida mostra certo receio e incertezas diante de escolhas e decisões que se deve tomar ao longo do caminho. Essas incertezas acabam por deixar você estagnado no mesmo lugar sem saber qual direção tomar ou estrada seguir e muito se deve ao medo de cometer erros. Isso pode ser uma das muitas consequências de não se ter objetivos definidos ou não saber ao certo o que quer para si mesmo, pulando de galho em galho sem destino certo. Não adianta nada colocar sua energia toda em um único passo se não souber para onde quer caminhar. 

Por outro lado, esse medo pode vir enraizado dentro de você por conta daquilo tudo o que conseguiu construir até aqui. Você lutou tanto, colocou cada carta no lugar certo e não consegue aceitar a possibilidade de ver seu castelo desmoronar, por isso, prefere não arriscar em qualquer tipo de mudança para não perder o conforto ilusório que criou para si mesmo. A vida é cíclica e com ela tudo muda, você precisa aprender a deixar ir para poder receber em dobro de volta.

Mas sabemos que a leitura pode variar de acordo com o contexto em que a carta é tirada, podendo ter um lado oposto, ou invertido, na leitura da mesma carta. O Oito de Copas invertido pode indicar um momento em que o consulente deixa de tomar ações práticas e se torna estagnado. 

Então, a carta alerta para que você deixe de temer mudanças, siga em frente e deixe algumas situações e pessoas para trás. Então, para que entenda melhor vamos observar os significados do Oito de Copas invertido em cada aspecto.

Amor e Relacionamentos

Se estiver em um relacionamento, o Oito de Copas na posição invertida sinaliza para uma relação que já chegou ao fim, mas que continua existindo por razões indecifráveis. Você não consegue entender porque não consegue ir embora e deixar essa relação para trás. Pode ser medo, receio de ficar sozinho ou algo muito forte que ainda o liga a esta pessoa que tanto amou e, muito provavelmente, ainda nutre sentimentos fraternos. Independente do motivo, você precisa deixar ela ir. Colocar um ponto final em uma frase linda e bem escrita, como foi seu relacionamento até aqui, é muito difícil e doloroso, mas extremamente necessário para que o parágrafo da vida continue.

Por outro lado, você pode ter sérias dúvidas sobre o futuro de sua relação e se deve ou não acabar com ela. Se existe essa dúvida, então o melhor é acalmar a mente, estabilizar o coração e analisar com clareza o que os levou a este ponto. Talvez, seja apenas um problema passageiro e conversar honestamente com seu parceiro os ajudará a enfrentar o momento turbulento em que se encontram. Depende de vocês quererem continuar juntos e fazer dar certo.

Oito de Copas invertido pode indicar que o consulente está descontente e infeliz em sua relação, mas não consegue sair dela e deixar a outra pessoa para trás. E isso pode ser por medo da solidão, fingindo felicidade ao mundo exterior.

Se estiver solteiro, você está deixando passar parceiros em potencial por estar muito apegado às suas relações do passado. Você precisa perceber que o passado é algo que deve ser deixado para trás se quiser realmente construir um futuro ao lado de outra pessoa. Ficar revivendo velhas histórias só servirá para impedir você de descobrir novos mundos.

Além disso, o Oito de Copas invertido pode alertar para um medo de comprometimento e de maturidade emocional, o que causa problemas dentro do relacionamento. 

Oito de Copas invertido pode indicar que o consulente está deixando passar parceiros em potencial por se apegar demais às relações do passado.  Também o consulente pode estar fugindo de uma relação assim que ela se torna mais séria, por medo de comprometimento.

Nesse caso, o Oito de Copas irá apontar um momento de se concentrar em resolver esses assuntos internos, para que possa ter uma relação saudável com mais autoestima e confiança.

Dinheiro e Trabalho

Em relação ao trabalho, o Oito de Copas na posição invertida indica que você se sente estagnado em sua vida profissional, sem expectativas de crescimento. O problema é que, apesar de haver este reconhecimento de sua parte, você não consegue dar o primeiro movimento para mudar isso. É como se o medo de tudo dar errado o congelasse e impedisse de abrir as portas para novas oportunidades. Você não pode deixar que essa insegurança toda o impeça de mudar a situação em que se encontra. Não basta reconhecer a insatisfação é preciso fazer algo para mudar. Abrace as mudanças e abandone essa situação profissional que te deixa tão infeliz.

Oito de Copas invertido pode indicar que o consulente está se sentindo estagnado em sua vida profissional, com medo de abandonar sua situação atual e de mudanças. 

No âmbito financeiro, esta carta na posição invertida indica um momento em que é preciso tomar atitudes em sua vida financeira para que se sinta mais completo. Muito provavelmente, você está com medo de perder tudo o que conseguiu conquistar até aqui e, por isso, não consegue se ver arriscando em algo que não tenha segurança estampada em seu rótulo. Acontece que, às vezes, é preciso arriscar para conseguir alcançar tudo o que se deseja. A chave do sucesso aqui é saber dosar a segurança e o risco. Arriscar não é sinônimo de jogar tudo o que se construiu ao vento, mas reservar uma parte para aumentar esta construção.

Mas a carta alerta para que o consulente abrace as possíveis oportunidades de mudanças, e abandone a situação profissional atual em que se encontra infeliz e estagnado

Oito de Copas invertido indica um momento em que é preciso tomar atitudes em sua vida financeira para que se sinta mais completo, mesmo com medo de perder sua estabilidade. 

Saúde e Espiritualidade

O Oito de Copas na posição invertida adverte para situações, vícios e atitudes ao qual se está preso e que prejudica fortemente sua saúde. Você precisa rever seus hábitos o quanto antes, pois, caso contrário, verá sua saúde física e mental definhar até alcançar uma enfermidade grave e de difícil tratamento. Faça exercícios físicos, se alimente adequadamente, medite e cuide de sua mente. Não deixe para cuidar de si mesmo quando for tarde demais.

Em uma leitura sobre questões de saúde, o Oito de Copas invertido pode indicar que o consulente está se mantendo preso a uma situação que prejudica fortemente sua saúde. Assim, é preciso analisar de que forma modificar esse contexto, fazer mudanças e priorizar a melhoria da sua saúde.

No âmbito espiritual, você se sente preso a velhas crenças que não lhe satisfazem mais. É preciso se libertar de tudo o que o prende a isso e retomar as rédeas sobre as próprias escolhas. Você, melhor do que ninguém, sabe o caminho espiritual que mais irá lhe nutrir de coisas boas. Não tenha medo de experimentar.

Sobre questões de espiritualidade, a carta irá apontar para a negligência com seu desenvolvimento espiritual, ou que se sente preso a crenças que já não servem. Portanto, o consulente precisa se conectar mais ao seu eu espiritual, e descobrir seu verdadeiro caminho na vida, deixando para trás aquilo que não serve mais.

Oito de Copas Sim ou Não

Quando o Oito de Copas está presente em uma leitura de tarot que pode resultar em respostas simples de Sim ou Não, a resposta será um “não”. Pois essa carta traz certa negatividade e simboliza escolhas e decisões que giram em torno de mudanças, de dizer não a certas pessoas e situações.

Combinações de Oito de Copas

Essa carta em geral traz um aspecto de indecisão em relação às escolhas difíceis da vida, mas de acordo com a carta de tarot com quem vier combinada pode trazer um elemento norteador sobre qual o melhor caminho a se tomar. Então, vamos conhecer algumas combinações a seguir.

Oito de Copas e O Louco

Quando essas duas cartas surgem combinadas em uma leitura de tarot, podem indicar que o consulente está pronto a abandonar um caminho e seguir em outra direção que lhe parece mais benéfica. Assim, muitas pessoas ao redor irão desaprovar essa decisão, observando o consulente como oportunista ou egoísta.

Oito de Copas e Ás de Copas

Essa combinação indica que o consulente está superando sua falta de autoestima e irá se afastar de relações negativas às quais se mantinha preso. O Ás de copas indica que agora há maior entendimento do seu valor próprio, e é preciso encontrar sua própria felicidade, de forma que poderá surgir um novo interesse amoroso. 

Oito de Copas e Cinco de Ouros

Essa combinação representa que o consulente precisou abandonar certas coisas em sua vida financeira e profissional. O Cinco de Ouros aponta que você poderá ter de vender seus pertences, ou que já tenha feito isso anteriormente.

Oito de Copas – Elemento, Astrologia e outras associações

Aqui estão as principais associações com o Oito de Copas.

  • Elemento: Água
  • Planeta: Saturno
  • Signo Astrológico: Peixes
  • Cabala: Hod – Esplendor
  • Datas importantes: Meio do inverno
  • Sim/Não: Não

Oito de Copas como tipos de personalidade

O Oito de Copas indica alguém que não segue um estilo de vida tradicional e está constantemente em busca da felicidade longe do mundo material, aprofundando sua jornada por caminhos espirituais e escutando as vozes que habitam seu coração. São pessoas que evoluíram e mudaram muito ao longo do caminho e de tal forma, que acabam se tornando irreconhecíveis para aqueles de seu convívio direto. Introvertidas, são difíceis de se ver em festas e eventos sociais, preferindo permanecer reservadas a poucos encontros.

Quando na posição invertida, indica alguém que, constantemente, está se colocando para baixo, sentindo-se inútil e um caso perdido. São pessoas que acreditam que a vida está contra eles e, sem esperanças de conseguir alcançar a felicidade, acabam se submetendo aos desejos e caprichos dos outros. Receosas, escolhem sempre o caminho mais fácil com medo de cometerem erros ou ter que enfrentar grandes dilemas.

As pessoas nascidas sob a influência da carta Oito de Copas são tomadas por profundo desejo de escapismo, em torno da busca por felicidade e sucesso. Em geral, podem ter uma personalidade mais introvertida e voltada ao lado espiritual do que social.

Oito de Copas como sentimentos

Assim, em relação aos sentimentos, as pessoas nascidas sob o Oito de Copas percebem que suas prioridades podem não ser compartilhadas pelas demais pessoas. Em geral, possuem sentimentos profundos em relação ao lado espiritual da vida, e pode ser desafiador conhecer e desenvolver algum tipo de relacionamento com estas pessoas, pois tendem a se preservar muito.

Perguntas gerais sobre a carta de tarot Oito de Copas

Agora que já conhece um pouco mais sobre o Oito de Copas, vamos ver as principais perguntas que são levantadas sobre essa carta. 

O que significa a carta Oito de Copas no tarot?

A carta Oito de Copas significa que o consulente está em um momento de que necessita abandonar algumas pessoas ou situações em sua vida. Assim, é preciso tomar atitudes para lidar com os desafios de mudanças, assim como pode ser preciso lidar com seus próprios sentimentos negativos com relação à mudança e abandono.

O que significa a carta Oito de Copas invertida no tarot?

Em inversão, o Oito de Copas significa que o consulente pode estar estagnado em uma situação negativa para ele. Ou seja, não consegue abandonar determinadas situações e pessoas por medo de mudanças, ou mesmo porque acha que precisa parecer feliz ao mundo exterior e se manter preso às crenças que já não lhe servem.

O que ele/ela sente por mim Oito de Copas?

O Oito de Copas sinaliza que há alguns sentimentos negativos, de que há a necessidade de abandonar certos sentimentos. Ao mesmo tempo, pode indicar que a pessoa escolheu tomar um caminho diferente em relação aos seus sentimentos por você.

O que significa o Oito de Copas no tarot do amor?

A carta de tarot Oito de Copas significa que dentro de um relacionamento poderá haver dificuldades por conta de sentimentos de abandono, ou mesmo pela situação atual estar insustentável e muito negativa. É preciso trabalhar mais a autoconfiança e trilhar um caminho diferente no amor.